
Saiba tudo o que é necessário para começar a investir na Bolsa de Valores.
Cartilha simples e didática para te ajudar a entrar nesse mercado, mesmo que você tenha pouco conhecimento e não sabe por onde começar.
Nesta matéria você aprenderá de forma objetiva sobre:
O que é e como funciona a Bolsa de Valores
O que é o IBOVESPA?
Como investir na Bolsa de Valores
Riscos de Investir na Bolsa de Valores
Como Escolher as Melhores Corretoras para Investir na Bolsa de Valores
O que é e como funciona a Bolsa de Valores
A bolsa de valores é um ambiente regulado e organizado, que pode ser físico ou eletrônico, onde investidores compram e vendem ativos financeiros de empresas de capital aberto, como ações, debêntures, cotas de fundos de investimento imobiliário, ETFs, entre outros. Essas negociações ocorrem através de intermediários autorizados.
Na bolsa, as negociações acontecem durante o chamado pregão, onde ordens de compra e venda são enviadas e executadas de acordo com regras e procedimentos específicos. Antigamente, o pregão era realizado presencialmente, com corretores se encontrando fisicamente na bolsa, utilizando cadernetas e telefones para registrar as ordens, em um sistema conhecido como pregão viva-voz.
No entanto, a partir de 2005 na Bovespa e de 2009 na BM&F, o pregão presencial foi substituído por sistemas eletrônicos. As negociações ainda seguem o mesmo conceito, mas agora ocorrem exclusivamente em plataformas digitais, onde ordens de compra e venda são registradas e executadas pelo melhor preço disponível.
No Brasil, as bolsas são administradas por entidades autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Atualmente, apenas a B3 – Brasil, Bolsa e Balcão – possui essa autorização. A B3 administra o sistema de negociação de ativos chamado PUMA (Plataforma Unificada Multiativos), entre outros serviços.